quarta-feira, novembro 23, 2011

O que é Ensino Médio Inovador? Entrevista com Carlos Artexes

 
ENSINO MÉDIO: DIAGNÓSTICO- PERSPECTIVAS- PROPOSTAS

“Quando cursava o jardim de infância vivia num mundo mágico. Quando cursava o fundamental estudava coisas interessantes, pois caminhando pelas ruas, pelos campos via no mundo real o que havia aprendido na escola. Ao galgar o médio, olhando na rua não via nada do que havia aprendido. Era tudo abstrato e distante do meu mundo real. Estava frustrado.” Cláudio de Moura Castro - Veja 2/05/2007
1. Os dados do ensino médio: diagnóstico

         Os estudos indicam que nos últimos 15 anos, no Brasil, o Ensino Médio vem sofrendo um processo de escolarização em massa, manifestado no crescimento da oferta de vagas e no aumento vertiginoso das matrículas (240%, entre 1991 / 2006). Esse processo revela uma significativa democratização do acesso da população brasileira à Educação Formal. Porém, essa auspiciosa expansão quantitativa está apresentando, nos últimos anos, sinais de esgotamento, com a estagnação da demanda de matrículas novas, a permanência dos alunos na faixa da idade/série ameaçada e os coeficientes de conclusão de curso indicando diminuição.
          Uma outra série de fatores negativos, relacionados à qualidade desse nível de ensino, acusa a crise de um modelo de ensino médio que não apresenta o desempenho desejável em relação à aprendizagem dos alunos e à aquisição das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania. 
         Há indefinição na identidade do curso e em suas funções, currículos multidisciplinares enjaulados em grades, falta de gestão competente, escassez de recursos, qualificação docente precária, aviltamento da profissão de professor, políticas de achatamento salarial, desinteresse dos alunos e, consequentemente, resultados insatisfatórios nas avaliações institucionais e de desempenho discente, levantados e analisados por organismos nacionais e internacionais. São dados que aparecem nos relatórios do MEC/INEP/Deed, PNAD/IBGE, IPEA, Censo Escolar, SAEB, Enem, PISA etc. As pesquisas educacionais, efetuadas nos últimos anos, apontam firmemente para um esgotamento do modelo atual de ensino médio.
Diante da crise instaurada no Ensino Médio o MEC juntamente com educadores de todo país tentam encontrar o caminho e uma coisa já descobrimos juntos: "Só se aprende o caminho caminhando"; é tempo de leitura, discussão e proposição dai a importância de uma grande debate para que possamos errar menos; essa série de entrevistas que serão postadas certamente nos ajudarão vislumbrar horizontes e possibilidades na construção de uma escola pública de qualidade.




Assista aos demais vídeos para ampliar sua compreens acerca da proposta do MEC.

Participe, contribua com comentários, dúvidas, etc. Sua opinião é muito importante nesse momento de transição.

Pesquisar este blog

Todos os direitos reservados ao Professor João Antonio Pereira. Tecnologia do Blogger.