O que é Ensino Médio Inovador? Entrevista com Carlos Artexes
ENSINO MÉDIO: DIAGNÓSTICO-
PERSPECTIVAS- PROPOSTAS
“Quando cursava o jardim de infância vivia num
mundo mágico. Quando cursava o fundamental estudava coisas interessantes, pois
caminhando pelas ruas, pelos campos via no mundo real o que havia aprendido na
escola. Ao galgar o médio, olhando na rua não via nada do que havia aprendido.
Era tudo abstrato e distante do meu mundo real. Estava frustrado.” Cláudio de Moura Castro - Veja 2/05/2007
1. Os dados do ensino médio: diagnóstico
Os estudos indicam que nos últimos 15 anos, no
Brasil, o Ensino Médio vem sofrendo um processo de escolarização em massa,
manifestado no crescimento da oferta de vagas e no aumento vertiginoso das
matrículas (240%, entre 1991 / 2006). Esse processo revela uma significativa
democratização do acesso da população brasileira à Educação Formal. Porém, essa
auspiciosa expansão quantitativa está apresentando, nos últimos anos, sinais de
esgotamento, com a estagnação da demanda de matrículas novas, a permanência dos
alunos na faixa da idade/série ameaçada e os coeficientes de conclusão de curso
indicando diminuição.
Uma outra série de fatores negativos, relacionados
à qualidade desse nível de ensino, acusa a crise de um modelo de ensino médio
que não apresenta o desempenho desejável em relação à aprendizagem dos alunos e
à aquisição das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania.
Há indefinição na identidade do curso e em suas funções, currículos
multidisciplinares enjaulados em grades, falta de gestão competente, escassez
de recursos, qualificação docente precária, aviltamento da profissão de
professor, políticas de achatamento salarial, desinteresse dos alunos e,
consequentemente, resultados insatisfatórios nas avaliações institucionais e de
desempenho discente, levantados e analisados por organismos nacionais e
internacionais. São dados que aparecem nos relatórios do MEC/INEP/Deed,
PNAD/IBGE, IPEA, Censo Escolar, SAEB, Enem, PISA etc. As pesquisas
educacionais, efetuadas nos últimos anos, apontam firmemente para um
esgotamento do modelo atual de ensino médio.
Diante da crise instaurada no Ensino Médio o MEC juntamente com educadores de todo país tentam encontrar o caminho e uma coisa já descobrimos juntos: "Só se aprende o caminho caminhando"; é tempo de leitura, discussão e proposição dai a importância de uma grande debate para que possamos errar menos; essa série de entrevistas que serão postadas certamente nos ajudarão vislumbrar horizontes e possibilidades na construção de uma escola pública de qualidade.
Assista aos demais vídeos para ampliar sua compreens acerca da proposta do MEC.
Participe, contribua com comentários, dúvidas, etc. Sua opinião é muito importante nesse momento de transição.